“Há cerca de 100 mil anos, os antigos leitos do rio Lena acolheram os primeiros povos pré-históricos. Foi no seio das terras férteis deste vale que diferentes povoados foram implantados, intensificando a circulação de pessoas e bens, justificando a toponímia local, enquanto ponto fundamental na rede viária da região. Porto de MOS, o porto das mós, como tradicionalmente se define, denuncia claramente a relação com o cais de embarque, ao mesmo tempo que reforça a capacidade inovadora relacionada com o desenvolvimento de tecnologias rurais de moagem em azenhas e, mais tarde, em moinhos de vento, com as suas costumadas mós, elementos simbólico que virão, aliás, a ser aproveitadas para a representação da própria vila, na sua definição heráldica.” (Câmara Municipal de Porto de Mós)
Séculos mais tarde a indústria cerâmica torna-se uma das principais atividades económicas do concelho. Em 1988, em Porto de Mós, é fundada a Deartis que se dedica à produção de cerâmica, uma empresa familiar que tem acompanhado o desenvolvimento da cerâmica ao longo da sua história. Com o intuito de levar o nome de Porto de Mós mais longe, fazendo jus à capacidade inovadora demonstrada desde tempos ancestrais e que nos orgulha, nasceu em 2015 a marca MOS.
A MOS pretende levar a todo o mundo os produtos produzidos na nossa região, pelas nossas gentes aliando os métodos de produção mais modernos aos saberes mais antigos provenientes da tradição cerâmica da nossa região. A inspiração nas peças tradicionais e artesanais do passado aliado às tendências a nível de design e estética do presente é o principal conceito da nossa marca e encontra-se refletida na nossa coleção. A nossa marca cria essencialmente peças de mesa em grês fino que são complementadas com algumas peças decorativas em faiança e velas.